21 abril, 2007

Publicações



Estou presente na publicação da antologia do 1º Concurso Guemanisse de Crônicas e Trovas.



"'Encontros' apresenta os textos vencedores do 1º Concurso Guemanisse de Crônicas e Trovas, bem como diversos autores que tiveram suas obras pré-selecionadas. Na apresentação da obra, o professor, médico e pintor Dácio Jaegger aponta os itinerários possíveis para os novos escritores e registra algumas dificuldades técnicas já superadas.
Correios utilizando-se de lombo de burro, estafetas a cavalo, carruagem, ônibus e caminhões, barcos e aviões era o meio de ligação entre escritores e candidatos ao mister, até o advento da Internet com sua cria mais importante, o correio eletrônico, o e-mail, assim mundialmente conhecido e utilizado à larga. Época difícil, a era pré Internet carinhosamente apelidada de jurássica em que o tempo que transcorria entre o nascer de um texto manuscrito ou datilografado e sua transformação em livro andava nas costas de cágados. Pretendentes à publicação de livros, moradores na ou próximo da cidade das editoras mantinham contato pessoal e viam agilizados seus lançamentos e tantos autores e obras nos chegaram às mãos. Em qualquer época existiram os que não conseguiram inserir-se no mercado livreiro, muitos tiveram sua obra publicada pós-morte.
Acreditamos que as dificuldades de publicação e divulgação dos textos dos novos autores, apesar da superação de óbices de caráter técnico, permanecem intocadas, mas propugnamos, como contrapartida, pela necessidade de perseverança na busca de melhores oportunidades para a superação deste quadro
"*.
* Texto extraído do site www.guemanisse.com.br, em 21/04/2007.

Nenhum comentário: