06 junho, 2007

Indicações Musicoliterárias


Comecinho da tarde, hoje mesmo, senti uma vontade súbita de escutar Trocando em miúdos, mas desta vez no som rouco de Francis Hime. Tenho discos mais recentes (menos empoeirados) que matariam, sem dúvida, minha fome, porém, por ser exigente, queria a versão que foi gravada em 77 - antes mesmo do meu despontar. Tive de correr a casa e colocar sem delongas Passaredo na vitrola, bem alto, bem ao gosto, bem na medida. Este discão faz parte da coleção Som Livre Masters, em comemoração aos 35 anos da gravadora. Na capa, um Francis cabeludo, novo e com expressão de ressaca, mas dentro, com as canções, uma lucidez gostosa e uma calmaria. Bem, não poderia ser diferente com tanta gente boa: Wilson das Neves (bateria), Altamiro Carrilho e Danilo Caymmi (flauta), Chico Batera (percussão), Neco (guitarra acústica), Novelli (baixo), Francis, Olivia Hime e Chico Buarque (vocal). Não perdi a viagem e ainda acalentei meus ouvidos com Pouco me importa (parceria com Ruy Guerra), Maravilha (parceria com Chico), Passaredo (parceria com Chico), Meu homem (parceria com Ruy Guerra), Anoiteceu (parceria com Vinicius) e Máscara (parceria com Ruy Guerra). Em tempos difíceis, é bom para retirar a "máscara que cobrindo o meu rosto / revelaste o coração / me dando razão e gosto / pra avançar na contra-mão (...)". Uma garrafa de tinto francês vai muito bem, obrigado!


Não poderia indicar outro livro, senão o que acabo de receber, em 10 (dez) edições, pelo correio pátrio, e que colaboro com uma crônica: Encontros, da Editora Guemanisse. É a tal da coletânea de que falei anteriormente neste blog. A crônica pode ser lida aqui mesmo; chama-se Meu amor é vermelho. Afinal, não há exemplares para todos e todas de que gosto.


Esteja dito.

Mendes Júnior.

Nenhum comentário: